
Praias
As Praias de Morro de São Paulo são : Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia, Praia do Encanto (ou Quinta Praia), Praia Porto de Cima e Caminho da Pedras ou Praia do Iate.
Praias e povoados vizinhos que também compõem a Ilha de Tinharé: Gamboa/ Praia da Argila, Garapuá, Galeão e Canavieiras de Tinharé.
Ilhas vizinhas que compõem o arquipélago de Cairu: Ilha de Boipeba e Ilha de Cairu.
Uma característica em comum das praias de MSP é que o visual sempre muda de acordo com a maré. Todas possuem águas claras, com temperatura agradável, e na maré baixa formam piscinas naturais. Além de serem de fácil acesso com uma boa caminhada, de preferência na maré baixa, pois facilita o acesso pela orla.

Primeira Praia:
Esta praia foi o ponto de desembarque dos primeiros colonizadores, marcando o início da história de Morro de São Paulo.
Com apenas 315m de extensão, a Primeira Praia é a menor praia de MSP. Possui algumas barracas de praia, restaurantes e pousadas pé na areia. Com menor fluxo de pessoas, é mais frequentada por famílias e amantes do surf, já que aqui é a principal praia para prática do esporte. E para os aventureiros de plantão, é na Primeira Praia que tem a descida da tirolesa, o banana boat e é realizado o mergulho com cilindro.
Dependendo do nível da maré, a faixa de areia é bem estreita.
Na parte da rua com calçamento há várias pousadas, lojas, restaurantes e comércio em geral, desde artesanato, comidas típicas à eletrônicos.
Seu acesso é fácil, fica a 3 minutos da Praça, seguindo pela rua caminho da praia e também pela orla ou passarela da Segunda Praia.
Benefícios: Água ideal para mergulho e diversas atividades aquáticas.
Segunda Praia:
Com pouco menos de 400m de extensão, é a praia mais popular da ilha, fica ao lado da Primeira Praia e, ao longo dos anos, tornou-se o epicentro de eventos noturnos e festas, oferecendo uma atmosfera vibrante e descontraída. É aqui o maior fluxo de pessoas e boa estrutura de restaurantes pé na areia, além de contar com pousadas para todos os gostos e bolsos.
Durante o dia, suas águas convidativas são ideais para esportes aquáticos, como caiaque ou stand up, e relaxamento à beira-mar.
A “praia do agito” também é a praia dos esportes, sempre vai ter alguém batendo uma altinha por aqui ou jogando pelas quadras de vôlei, beach tênis e futevôlei, que é febre na ilha.
Há uma estrutura de guarda-sol e cadeiras na praia disponíveis para aluguel, mas há também restaurantes que disponibilizam esses assessórios pagando-se apenas o consumo no estabelecimento.
Os restaurantes aqui têm uma ótima culinária e possuem música ao vivo desde a manhã até às 23h. O horário máximo do funcionamento dos bares é à 01h.
E uma atração imperdível da Segunda Praia é o Circuito Pé na Areia, é como uma praça, uma extensão da passarela no centro da praia, com barraquinhas de caipirinhas, lanches e um palco no meio onde acontecem shows, apresentações e eventos.
Outro lugar que o turista não deve deixar de conhecer é a Ilha da Saudade, que divide a Segunda e Terceira Praia, onde é possível ver peixes coloridos entre os recifes de corais ali presentes, além de fazer lindos registros.
Benefícios: Localização privilegiada, boa estrutura, barracas animadas e prática de esportes.
Terceira Praia:
Após a Ilha da Saudade, encostada na Segunda Praia,, já inicia-se a Terceira Praia do Morro. Com cerca de 800m de extensão, é o lugar ideal para quem procura mais calmaria. Possui águas claras, com temperatura super agradável e um visual de tirar o fôlego que se transforma de acordo com a maré.
Ela possui opções de hotéis e pousadas, restaurantes beira-mar, mercadinho, conveniências e uma pista de pouso de táxi aéreo situada ao lado da Pousada Fazenda Caeira. É aqui também que há o embarque para os passeios de lancha e escuna.
Na maré baixa se formam lindas piscinas naturais, com peixinhos e rica vida marinha. É possível realizar atividades como mergulho, caiaque e stand up.
Vale ressaltar que, com a maré alta, a faixa de areia fica menor e em alguns pontos até some. Então, para facilitar a passagem de visitantes nesses períodos, plataformas de madeira e caminhos suspensos estão presentes em toda a orla, permitindo circular à beira-mar todo o tempo.
Atrações: Ilha do Caitá, que pode ser visitada de caiaque, e o bar boat, que serve drinks e petisco e fica no final da Terceira Praia com cadeiras e guarda-sol nas piscinas naturais que se formam na maré baixa
Benefícios: Ambiente mais tranquilo, com ótimas opções de restaurantes, águas cristalinas.
Quarta Praia:
Considerada quase deserta, é a maior praia do povoado de Morro de SP, com 4km de extensão. Possui algumas barracas de praia pela longa faixa de areia, muita calmaria e um visual de coqueirais de tirar o fôlego. Com suas piscinas naturais que se formam na maré baixa, águas cristalinas e mar calmo, a Quarta Praia é o local ideal pra quem procura tranquilidade aliada a lindas paisagens. Lugar perfeito para relaxar, ler um livro ou tirar uma soneca embaixo de uma sombra.
Em 2022, foi considerada pelo Trip Advisor, em 4 lugar, como uma das praias mais bonita do mundo.
É possível chegar até a praia por conta própria, são cerca de 20 minutinhos de caminhada a partir da 2ª praia.
Esta praia, inicialmente habitada por pescadores e nativos, destaca-se por seus hotéis e casas luxuosas beira mar. É o local ideal para uma caminhada, corrida, pedal de bicicleta ou mergulho. Outro atrativo daqui é o passeio de bike aquática e passeio à cavalo.
Geralmente, quem fica hospedado por aqui tem transporte disponibilizado pelas pousadas para acesso à vila.
Benefícios: Extensa faixa de areia, adequada para caminhadas e relaxamento.
Praia do Encanto (Quinta Praia):
O nome Praia do Encanto não é à toa, é um dos locais mais peculiares e encantadores da ilha e faz parte de uma área de preservação ambiental da Mata Atlântica. São 2km de uma praia semi-deserta, que não possui vida noturna e poucas barracas de praia e restaurantes, alguns hotéis e casas de praia.
Localiza-se após a Quarta Praia e à cerca de 6km da Segunda Praia. Pode-se chegar até lá por caminhada, o trajeto dura em torno de duas horas. Também é possível chegar de 4x4 ou moto táxi, ambos disponíveis em frente ao Receptivo da Segunda Praia. O mar morno e as águas calmas e cristalinas fazem da Quinta Praia um lugar ideal para conviver melhor com a vida marinha, tão rica na região. É possível nadar junto aos peixinhos coloridos que abundam nas suas águas, enquanto se desfruta da calmaria do lugar.
O lugar perfeito para pessoas sozinhas, casais e até famílias, já que a região permite que as crianças possam se divertir em total segurança.
Alguns restaurantes da Quinta Praia contam com serviço de transporte de ida e volta.
Um grande atrativo do local é o mangue que fica no final da praia, onde é possível caminhar pelas trilhas na maré baixa ou fazer o passeio do manguezal, no qual é possível vivenciar a rotina de um pescador, o acompanhar e ajudar a “buscar” o próprio alimento.
Benefícios: Tranquilidade, águas cristalinas e atmosfera mais isolada.
Gamboa:
Gamboa é um povoado da Ilha de Tinharé, fica vizinha a MSP. O que mais chama atenção nesse lugar é a calmaria, o paredão de argila e o pôr do sol. Essa pode ser uma ótima opção para quem deseja fugir do burburinho do centro do vilarejo de Morro de São Paulo! Além de possuir ótimas opções de hospedagens mais econômicas, a Gamboa também tem bons restaurantes, seus cardápios com toda a base na culinária baiana.
O vilarejo da Gamboa é um atrativo à parte. Trata-se de uma pequena vila de pescadores com habitantes receptivos, que em sua grande parte trabalham em MSP. A simplicidade dos seus moradores se reflete nas simpáticas e tranquilas ruas. A Igreja Nossa Senhora da Penha, construída no século XIX, é uma peculiar construção que enfeita com graça o povoado.
Suas principais praias são: Praia Linda e Praia da Argila. Ambas possuem uma estrutura com muitas barracas e restaurantes à beira mar. Muitos disponibilizam stand up e caiaque para os clientes curtirem a praia.
Seguindo pelo lado esquerdo do cais, Gamboa fica a cerca de 2km à frente. Seu acesso se dá por passeios, taxi boat, trilhas ou caminhando pela orla na maré baixa.
Os atrativos aqui são: o Passeio à Ilha da Coroa, um banco de areia no meio do mar que tem um visual incrível. Assim como o final de tarde em Gamboa, já que a praia fica bem de frente para o pôr do sol. Apreciar o crepúsculo é uma das lindas paisagens do lugar. No alto da Gamboa, temos a Fonte do Céu, uma queda d’água localizada no meio da Mata Atlântica. O lugar é lindo e tranquilo, sendo o som da natureza uma grande companhia em perfeita combinação com o banho da queda d’água, que é renovador. Para chegar na fonte, os visitantes precisam seguir uma trilha de dificuldade média que é feita em aproximadamente 40 minutos de caminhada. Os mais aventureiros podem fazer a trilha sozinhos. Mas aconselhamos a fazer com guias locais que podem acompanhar o percurso e contar um pouco mais da história da ilha.
Garapuá:
Garapuá é também um povoado da Ilha de Tinharé que fica a 14km do centro de Morro, sua população é em torno de 600 pessoas, formada por famílias de pescadores e marisqueiras que sobrevivem totalmente da pesca e do turismo. Um paraíso escondido e pouco explorado turisticamente.
Com cerca de 2km de extensão, a praia possui formato de ferradura, está escondida entre a Mata Atlântica e os manguezais e se rodeia de um vasto coqueiral, formando um cenário paradisíaco. Certamente, é um local imperdível para quem vem a Morro de São Paulo e que não deve ficar de fora da sua lista.
Na orla, você encontra algumas barracas e restaurantes para acolher os visitantes que chegam para passar um lindo dia. Eles colocam várias espreguiçadeiras de frente para o mar à disposição dos turistas que querem consumir alguma coisa desfrutando do ambiente.
O lugar encanta por suas águas mornas em tons de azul, além das piscinas naturais e a extensa faixa de coqueiros da praia, é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil.
A culinária local é referência em pratos típicos baianos, mariscos e cocadas artesanais. Em destaque a Barraca da Naná, que tem o pirão de castanha mais famoso da Bahia, que acompanha vários pratos do restaurante, estes com um tempero e sabor inigualável, uma verdadeira experiência gastronômica.
Com pouca infraestrutura, são poucas as opções de pousadas e o comércio é escasso. Porém, em compensação, o contato com a natureza e a interação com as paisagens são incomparáveis. Um verdadeiro refúgio!
Atrativos de Garapuá: caminhada pela orla, ida às piscinas naturais (há barcos que fazem o trajeto por R$40,00), esportes como stand up e caiaque, também há um passeio oferecido pela Raízes de Guarapuá feito de caiaque pelo manguezal, uma experiência única e encantadora, já que esse é um dos únicos mangues do mundo com água cristalina.
Para conhecer Garapuá são oferecidos passeios saindo de MSP de 4x4, quadriciclo ou buggy.
Galeão:
Situado em uma Área de Proteção Ambiental, o Galeão não se assemelha em nada aos povoados da Ilha de Tinharé mencionados acima.
Isso porque, além da Igreja São Francisco Xavier, não há muitos atrativos e nem roteiros para que o turista possa conhecer. A menos, é claro, que pretenda observar de perto como de fato é a vida em um vilarejo mais pacato, que tem na pesca e nas plantações a base de sua economia, além de ser rico em natureza e uma gastronomia que se destaca na culinária baiana.
Se esse for o objetivo, é possível chegar ao povoado Galeão de barco a partir de MSP.
Canavieiras:
O menor povoado da Ilha de Tinharé, com cerca de 120 habitantes, Canavieiras situa-se em um trecho do Rio do Inferno, que separa as ilhas de Tinharé e Boipeba. No local, há vários bares flutuantes para degustação de mariscos, caranguejos e o tradicional drink de cacau com biribiri. Esse pequeno povoado é um dos maiores criadouros de ostras da Bahia e o turista pode se deliciar com mais uma especialidade da gastronomia local.
Para chegar até aqui, é necessário transporte marítimo, seja através do aluguel de uma lancha privativa ou pelo passeio Volta à Ilha, que tem como uma das paradas os bares flutuantes de Canavieiras.
Cairu:
Cairu é a cidade sede do nosso arquipélago (junto com Ilha Bela/SP, são as únicas cidades arquipélago do Brasil). E hoje, é o terceiro destino turístico mais visitado da Bahia, ficando atrás apenas de Salvador e Porto Seguro.
É formada por 26 ilhas, porém as principais são a Ilha de Tinharé, Ilha de Boipeba e a própria Ilha de Cairu, com uma população total de 17.761 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022.
É considerada a segunda vila mais antiga do Brasil, sua história começa em 1530, porém seu município foi criado em 1608 por Carta Régia. Cairu primitivamente era habitada pelos índios aimorés e foi descoberta pelo português Martin Afonso. Seu nome é de origem tupi guarani e quer dizer “casa do sol”.
O local acumula legados históricos e culturais riquíssimos, que preservam os traços marcantes da miscigenação entre os povos originários que nele viviam: africanos escravizados e europeus. Certamente, o lugar ideal para viajantes que adoram explorar a história e cultura de um local, Cairu coleciona monumentos, festas e danças culturais que intrigam qualquer visitante.
Além dos casarões do século XVI, Cairu também conta com a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, de 1610, e o Convento e Igreja de Santo Antônio de Cairu, inaugurado em 1656 e que possui uma fachada que é uma obra-prima, sendo considerada a primeira manifestação do barroco arquitetônico no Brasil.
As principais fontes de renda de Cairu são a pesca e o turismo, este último oriundo dos passeios saindo de Boipeba e Morro de São Paulo.
Ilha de Boipeba:
Am lugar que encanta por sua rusticidade, também é uma imersão à cultura e à história de um povo que mantém suas tradições, além da natureza praticamente intacta! Um verdadeiro refúgio de tranquilidade e belezas naturais!
Boipeba é o local perfeito para viajantes que preferem passar as suas férias mais próximos da natureza e buscam a paz para relaxar e descansar. O lugar é ideal para desconectar-se por alguns dias, curtir suas praias desertas na sombra dos coqueiros e fazer belos passeios a pé, de lancha ou de canoa. Quem procura um pouco de divertimento, encontra na vila de Boipeba uma variedade de bares e restaurantes.
Para quem está em Morro de SP e deseja conhecer Boipeba, temos passeios de 4x4 + travessia de barco, passeio privativo de lancha com roteiro personalizado e o Volta à Ilha, sendo esse último o mais procurado, no qual também temos duas paradas na ilha vizinha para conhecerem
E quem deseja ir para ficar hospedado em Boipeba, também disponibilizamos de transfer, hospedagem e passeios, além das melhores dicas para conhecer esse refúgio paradisíaco!